A JAJ Construction – Mestres na Substituição de janelas de 13 pés x 6 pés. ESPECIALMENTE PARA NEGÓCIOS DE PORTAS E JANELAS – a 1 de junho de 2015 os desenvolvedores e parceiros financeiros juntaram-se aos oficiais da cidade de Newark, Nova Jérsia para celebrar um acordo de restauração no valor de 174 milhões $ do edifício Hahne & Co. – um marco histórico de longa data em Broad Street, NEWARK, NJ, mas há anos em permanente estado de negligência. O projeto prevê a reabilitação e conversão do departamento de lojas do Hahne em 160 unidades de habitação de diferente preço, 75 000 pés quadrados de espaço de retalho ao nível do solo e um novo centro cultural e de artes para a Universidade de Rutgers. A porção de retalho inclui 30 000 pés quadrados da Whole Foods, um inquilino de elevado perfil que se estima trará novo movimento para a Broad Street.
Para Newark, o projeto irá reativar uma das estruturas mais icónicas como parte de um aumento do desenvolvimento em seu redor. A equipa de desenvolvimento está a preservar elementos chave do edifício de quatro pisos e 400 000 pés quadrados, incluindo a fachada, as placas de sinalização originais e a claraboia. Como um marco histórico nacional, o edifício recai sobre a autoridade do Serviço Nacional de Parques (National Parks Service), as linhas de visão das novas janelas devem corresponder às janelas existentes com uma tolerância de 1⁄4”. O projeto é o resultado de uma colaboração pouco habitual de uma longa lista de parceiros, incluindo os Parceiros de Desenvolvimento L+M, uma empresa de desenvolvimento que se especializa em habitações de diferentes tipologias e projetos de melhoria para a comunidade; a Prudential Insurance Co., uma das maiores animadoras corporativas da baixa de Newark; a Universidade de Rutgers; as instituições financeiras Goldman Sachs & Co. e o Citigroup; e uma série de agências municipais e estatais. A Empresa de Construção Turner é o Empreiteiro Geral. O compromisso da Whole Foods em abrir uma loja no local também desempenhou um papel chave para obter o apoio bancário e governamental para o projeto de 174 milhões $. O projeto também recebeu cerca de 40 milhões $ em créditos de imposto residencial e comercial da Autoridade para o Desenvolvimento Económico do estado. O projeto em si não é a única coisa que é “grande”. As janelas em si são massivas: 13 pés de altura e 6 pés de largura e pesando mais de 600 libras. Como o edifício é categorizado como um marco histórico, tiveram de ser encontradas janelas que correspondessem ao visual arquitetónico original das antigas janelas em madeira, mas que fossem o suficiente modernas para oferecer a eficiência energética que um edifício como este agora requer. Stu Erling, presidente da JAJ Construction, a empresa premiada com o contrato para lidar com a renovação e substituição de todas as janelas no complexo, bem como a instalação de novas janelas a serem incluídas nas novas partes do projeto, tiveram de encontrar o fabricante indicado para estas especificações. O projeto decidiu trabalhar decidiu trabalhar com a Universal Window & Door em 303 Mechanic St, Marlborough, MA 01752. A Universal há muito que se orgulha de projetar e fabricar janelas personalizadas que restauram o esplendor original dos edifícios históricos enquanto combina a moderna tecnologia de eficiência energética. (http://www.universalwindow.com/)
As janelas que foram escolhidas foram concebidas especialmente para o projeto em alumínio com vidro isolador, e são colocadas num sistema panorâmico especial fixado nas antigas aberturas, com todo o cuidado para manter o visual antigo, mas utilizando materiais modernos da Hanno, na Alemanha, que forneceu uma fita especial de vedação das articulações (BG-1) que se conforma com o tijolo existente, e não requer qualquer vedante externo para interferir com o visual. (http://www.hanno-vito.com) A Espuma Quad da OSI (http://www.OSI.com) é utilizada para preencher os intervalos no topo e nos batentes, e um Vedante GE para o acabamento da articulação interior.
Devido ao tamanho e peso das janelas (totalizando mais de 400 para o total do projeto) e à precisão necessária para as colocar nas aberturas a partir do interior, o erguer e manusear das janelas era um problema. “Grandes gruas foram necessárias para as colocar em cada piso a partir do exterior, mas não havia forma de fazer com que estas gruas colocassem as janelas nas aberturas sem passar por muito esforço e problemas de segurança” disse-nos o Sr. Erling. “Encontrei uma empresa na austrália, a Quattrolifts (http:/www.quattrolifts.com) que criou uma máquina elevatória designada por Vector que está projetada para descarregar, transportar e instalar placas de vidro com extrema precisão. Ela tem uma capacidade de carga de 400 kg (880 lbs) com um sistema de vácuo duplo projetado para destacar a performance. Esta capacidade fez com que fosse perfeita para as grandes janelas no nosso projeto. Pegamos nas janelas na horizontal, movemo-las para um local aberto e rodamo-las para a vertical. Um homem consegue orientar a janela para a sua posição, e dois ajudantes fazem os ajustes finais para posicionar e apertar a janela na perfeição,” segundo o Sr. Erling, o qual juntamente com a sua equipa são Instaladores Certificados pelo Programa de Certificação da Associação de Montadores da AWDI. A JAJ Construção também foi contratada para replicar a frente de loja existente no edifício com algumas placas de vidro com dimensões a atingirem os 100 pés quadrados. As grandes janelas são apenas uma parte do seu trabalho no dia-a-dia.